Você foi tudo



Você foi para mim como abrigo seguro, ponto de apoio, esconderijo e porto.

A sua coragem me estimulava, seu carinho me acalentava.

Em seus momentos de bravura eu me sentia protegido, pois entendia o seu motivo.

Eu era completo quando estava ao seu lado, por isso não perdia tempo em lugares onde sua presença não estava. Eu simplesmente corria para diminuir o tempo e chegar mais rápido. Sair do seu lado era como se desgrudasse uma parte de mim. Eu tentava vários artifícios para não ter de ir e quando partia, para qualquer lugar que fosse, ia pelo caminho pensando na hora de voltar.

Caso eu chegasse e não lhe encontrasse, sentia meu mundo inteiro desabando; o chão me faltava, as pernas caminhavam loucamente querendo achar o caminho por onde foi aquela que faz parte de mim. Somente me acalmava quando sua presença encontrava ou alguém me informasse onde estava. Neste último caso, uma inquietação louca tomava conta da minha alma até que para ao meu lado retornasse. Eu me sentia agitado, deslocado, incomodado, mas quando lhe via me quietava, pois sentia paz. Egoísmo? Talvez, mas esse egoísmo parecia predizer algo.

Era para mim como heroína lhe via como alguém inabalável. Seus ensinamentos me são como conceitos até os dias de hoje.

Seu cheiro, sua voz, seu cabelo, a suavidade de sua pele, são hoje somente sensações de minhas lembranças. Mas, naqueles dias eram reais. Sentir seu carinho e seu toque me tornava a pessoa mais feliz deste mundo, seu abraço era tão acolhedor, onde encontrarei outro igual? Seu beijo, que muitas das vezes eu precisava roubar e acabávamos rindo das minhas trapalhadas.

Ter você ao meu lado dispensava a necessidade de estar com qualquer outra pessoa. Essa ligação me completava e sempre senti que nos completávamos até mesmo em pensamentos.  E as músicas que terminávamos juntos sem ter conhecimento que o outro estava cantando? Como eu me sentia completo!

Desde sempre foi pra mim como um tudo. Nunca me imaginava sem você. Cheguei a pensar que se um dia, por algum motivo, viesse a partir, meu corpo não suportaria e partiria junto.

Porém não temos conhecimento do futuro. Não podemos parar o tempo nem prever os acontecimentos. O que dizer, então, dos males que acabam por nos acometer, não se pode evitá-los. E foram eles que anunciaram de forma dura, à minha consciência oculta, que eu estava prestes a viver o pior momento e sentir a maior dor de minha vida, sua perda.

Aquela chaga tomou o seu corpo, já nem podia mais lhe tocar. Seu sorriso foi se apagando por causa das dores que em seu corpo começaram a vibrar. Foi levada para longe de mim afim de que algo pudesse ser feito para manter a vida em seu corpo e amenizar seu sofrimento. Eu lhe vi, por uma só vez, naquele leito. Lugar frio, desprovido de sentimentos, pessoas acometidas pela peste, vazias de carinho. Não acreditava que você estava ali, queria levar você pra casa. Todos os dias a lembrança da sua presença estava em minha mente, queria que o momento de sua volta chegasse o mais breve possível. Fazia de tudo para poder lhe agradar.

Naquela noite, que não sai mais de minha memória, veio como um dos mais longos dias de minha vida, pois ele não teve fim. A notícia de que “os médicos fizeram de tudo, mas a mãe não resistiu e faleceu”, palavras ouvidas da minha tia-irmã-madrinha, me fez viver o maior de meus temores, perder você.

Hoje, lembrar você dói. Pois, vejo em minhas memórias um ser que não posso tocar. Minhas atuais vivências cobram sua presença, devido a muito do que hoje vivo era desejo seu de conquistar.

Boas lembranças ainda eu guardo, na verdade de você só tenho memórias de alegria.

Minha heroína, minha paz, acalanto e porto seguro. Se um dia não lhe disse isso, mas sei que lhe disse muito, hoje escrevo para todo mundo.

Mãe você foi tudo.

Comentários

  1. Noooooooooooossa! Eu vivo sorrindo... mas sou chorooooona, sabia? E não tem como segurar as lágrimas com esse texto! Linda declaração de amor! O maior amor que podemos ter! Imagino sua dor... e eu não sei se vc já tem os seus filhos, mas eu vou te dizer uma coisa que eu sempre digo: quando nós SOMOS os filhos, achamos que amamos os nossos pais da mesma forma que eles nos amam. E quando temos os nossos filhos, percebemos que o amor deles é EXTREMAMENTE maior que o nosso... E que o amor que sentimos por eles, é ainda muito pequeno diante do amor que eles sentem (ou sentiram) por nós!!! É algo ASSUSTADOR, caso ainda não tenha vivenciado! O amor em sua melhor essência, com certeza!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não, ainda não tenho filhos. E imagino que sim, deve ser bem maior o amor de nossos pais por nós que o nosso por eles. Mas como amei esta mulher viu!?.... e sei que um dia vou entender ainda mais o amor dela por mim...

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Todos aqueles momentos na infância e na adolescência que a gente pensa que estão "querendo apenas encher o saco", "porque fazem isso", "não confiam em mim", "me tratam como criança quando eu não sou mais", "me prendem", "perguntam tudo", "querem saber tudo o tempo todo"... enfim, todos os momentos em que a gente não compreende bem os reais motivos dos pais, quando nos tornamos pais, percebemos que TUDO, absolutamente TUDO, era por um único motivo: AMOR!!! E vc que já tem uma sensibilidade notória então, vai entender sim, com certeza, mais ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sim... achamos que é cuidado desmedido, mas é apenas a intenção de nos ver melhor........Sinto vontade de te-la para me proibir, so p te-la novamente

    ResponderExcluir
  5. Cada palavra me remete à lembrança de uma mulher doce com seu filho sempre a seu lado. A uma notícia inacreditável e o desejo de tomar aquele menininho e proteje-lo. De ver se tornar um rapaz lindo, mas nosso desejo de proteção se mantinha ali. Talvez pq na doçura que carregava, carregava tbm. uma tristeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Virginia, por suas palavras. É isso mesmo. É possível perceber as personagens do texto e se identificar com elas, principalmente com o narrador. Sentimos semelhanças. Qual mãe não desejaria cuidar tanto e pra sempre de seus filhos? Qual filho não desejaria ter sua mãe para sempre? Somos mães e filhos em potencial, nos desenvolvendo a cada dia

      Excluir

Postar um comentário

"Revele você também o entendimento do seu Eu a partir do que lê do meu"

Postagens mais visitadas deste blog

Nas ruas de Paris -Tão real quanto um sonho